Design de Games
Sobre o curso
Transforme sua paixão por jogos em uma carreira de sucesso!
No curso de Design de Games da Panamericana, você dará vida às suas ideias e aprenderá tudo o que precisa para criar experiências de jogo incríveis.
Comece do zero e domine conceitos fundamentais como direção de arte, narrativa, game design e modelagem 3D.
Desenvolva habilidades técnicas e desenvolva a sua criatividade para construir mundos virtuais imersivos e personagens memoráveis.
Prepare-se para uma jornada emocionante no universo dos games e abra portas para um mercado em constante crescimento.
Jornada do Aluno
Aprenda competências, habilidades e criatividade
Coloque todo o conhecimento em prática com projetos e exercícios
Discuta as ideias com professores e outros alunos
Receba feedback dos professores através de avaliações diagnósticas
Continue seus estudos em casa no nosso exclusivo ambiente virtual de aprendizagem
Desenvolva um projeto autoral inspirado no mercado
Monte uma apresentação profissional e apresente para estúdios de animação e games
O que você vai aprender
Neste curso você vai aprender conceitos e técnicas para o desenvolvimento de um projeto de animação 2D. Desde o desenvolvimento da criatividade até as técnicas avançadas de animação digital, passando por fundamentos do design, roteiro, ilustração e narrativa visual.
- Criatividade
- Direção de Arte
- Desenho e Ilustração
- Roteiro e Ludonarrativa
- Storyboard
- Direção
- Fundamentos da animação
- Modelagem 3D
- Sound Design
- Game Design
- Tech Art
Você terá a oportunidade de aprender em pouco tempo os conceitos e técnicas fundamentais para desenvolver jogos profissionalmente; Aprenda na prática: aqui você terá a oportunidade de passar por todas as etapas do processo de produção de um jogo, da concepção da ideia até o lançamento de um protótipo jogável; Laboratório: se optar pelo modelo presencial, cada aluno contará com sua própria workstation equipada com as ferramentas mais utilizadas na indústria de games; Professores profissionais: cada módulo é apresentado por um professor especialista que atua no mercado de games e orienta o aluno de acordo com suas necessidades individuais e objetivos profissionais.
Os games estão presentes em todas as plataformas, desde consoles e computadores até dispositivos móveis. Na PANAMERICANA você irá aprender muito mais do que técnicas e softwares específicos, mas como desenvolver sua criatividade e realizar projetos profissionais atuando em todas as etapas da produção de um jogo, desde a criação de personagens e cenários até a programação da jogabilidade.
Método Panamericana
Com método de ensino próprio, baseado no equilíbrio entre competências, habilidades e criatividade, os cursos de formação da Panamericana fazem do aluno o protagonista do próprio processo de aprendizagem. Tendo o desenvolvimento da criatividade como foco principal, a escola faz questão de incentivar o crescimento de cada indivíduo através de um formato dinâmico de ensino com opções para cada projeto de vida. Tudo para formar profissionais capacitados, aptos a conectar ideias e propor soluções de acordo com as demandas do mercado da economia criativa.
Mercado de Trabalho
O mercado de games está em constante crescimento e se tornou um dos setores mais lucrativos da indústria do entretenimento. Com isso, a demanda por profissionais qualificados na área de design de games também aumentou significativamente.
O que esperar do mercado de trabalho para designers de games?
- Diversidade de oportunidades: O mercado de games oferece uma ampla gama de oportunidades de trabalho, desde grandes estúdios até pequenas empresas independentes.
- Salários competitivos: Profissionais qualificados na área de design de games podem contar com salários atrativos e benefícios.
- Um mercado em constante evolução: A indústria de games está sempre em busca de inovações, o que significa que os profissionais precisam estar constantemente se atualizando e aprendendo novas tecnologias.
- Trabalho criativo e desafiador: A criação de jogos é um trabalho desafiador e que exige criatividade, mas também é muito gratificante ver seus projetos tomando vida.
Quais são as principais áreas de atuação para um designer de games?
- Game Designer: Responsável por conceber a estrutura do jogo, definir as regras, mecânicas e objetivos.
- Level Designer: Cria os níveis e ambientes do jogo, definindo layout, desafios e elementos visuais.
- Character Artist: Cria os personagens do jogo, desenvolvendo modelos 3D, texturas e animações.
- Environment Artist: Cria os cenários e ambientes do jogo, desenvolvendo modelos 3D, texturas e iluminação.
- UI/UX Designer: Projeta a interface do usuário, garantindo que a experiência do jogador seja intuitiva e agradável.
Conheça nossos professores








Rodrigo Castanho
Designer gráfico com experiência em comunicação desde 2003, fundou seu estúdio em 2007, onde atuou por 10 anos como diretor de criação em design, VFX, apps e jogos digitais para marcas como Vivo, Electrolux e SESC. Desde 2017, é freelancer e consultor em roteiro e animação 2D, além de coordenador.

Kleber Lopes
Bacharelado em Rádio e TV, começou a trabalhar em emissoras de Rádio e Tv. Migrou para a publicidade, gerando imagens e animações para peças publicitárias. Ministra treinamentos e aulas de computação Gráfica desde 2004. Hoje, como Designer de Projetos, desenvolvo animações e vídeos para seus clientes.

Marcelo Favotto
Com mais de 20 anos como finalizador, iniciou no audiovisual aos 11 anos inspirado pelo pai. Passou por emissoras como Band, Record e TV Globo, onde atuou por 15 anos. Publicou o Guia do Finalizador After Effects e trabalhou em campanhas e videoclipes, incluindo “Means to an End” da banda Sepultura.

Rafael Pen
Rafael, conhecido como Pen, é ilustrador e técnico em Design Gráfico. Iniciou como professor voluntário aos 16 anos e atuou em estúdios de mangá, editoras como Abril e Saraiva, e no setor de games como lead designer e concept artist. Hoje, é freelancer, parceiro da Wacom e professor na Panamericana.

Roberto Lopes
Arquiteto e diretor de criação, fundou a THE Ideias! em 2003, focada em embalagens, marcas e campanhas. Com experiência em design gráfico e direção de arte, atuou nas agências Degóes, H2O e WHEBY, criando campanhas de marketing e marketing digital para diversos clientes.

César Augusto
Ilustrador desde os anos 80, com experiência em Desktop Publishing e certificação ACE em Illustrator e Autodesk Maya. Atuou em consultorias para Editora Abril, DPZ e Apple Brasil. Instrutor no DRC Treinamentos desde 2001, ministra cursos sobre design, 3D e computação gráfica em instituições renomadas.

Hugo Damião
O Professor Hugo Damião, trabalha na indústria de games como Tech Artist e é professor de Game Design na Escola Panamericana. Como Tech Art, atuou em 4 estúdios e trabalhou no desenvolvimento de 7 jogos, como PK XD, Cobra Kai, Card Guardians, Dino Quest, entre outros. Trabalha também em um jogo autoral chamado Sleeping Dragon, que foi apresentado no Big Festival de 2019 e recebeu investimento pelo programa de incentivo do Proac em 2020. Além de games, gosta de histórias de fantasia, cultura japonesa, cozinhar e principalmente histórias de terror.