Módulo 1: Introdução à História da Arte como Rede de Conexões
Objetivo: Apresentar a abordagem não linear do curso, discutindo a história da arte como um processo dinâmico e interconectado.
Aula 01 – A história da arte tradicional vs. a abordagem em “diálogos” / Como identificar temas transversais na arte ao longo de diferentes épocas e culturas.
Aula 02 – Diálogos Visuais: Comparar obras de períodos distantes, buscando similaridades temáticas ou estéticas. Apresentação em grupo ou individual, com análises escritas ou visuais.
Módulo 2: Arte e Poder – De Murais a Graffiti
Objetivo: Analisar como o poder e a representação social foram expressos de maneiras semelhantes e divergentes ao longo dos séculos.
Aula 01 – Os murais de Pompeia e o grafite contemporâneo: uma conversa sobre espaço público e arte.
Aula 02 – Arte como instrumento político: intervenções urbanas contemporâneas.
Aula 03 – Debate: Como a arte de rua contemporânea reflete (ou contesta) as noções de poder em diferentes contextos históricos?
Módulo 3: Conexões temáticas da arte: o belo, o poder e o feminino
Objetivo: Análise crítica das inter-relações entre esses conceitos e como eles se manifestam em diversas obras ao longo da história.
Aula 01 – Cultura Clássica (Greco-Romana), Renascimento e Neoclassicismo.
Aula 02 – Egito de Ramsés II e França Absolutista de Luís XIV.
Aula 03 – Barroco e Rococó: Beatriz Milhazes e Adriana Varejão.
Aula 04 – Atividade: Escolher duas obras de arte de períodos, estilos ou culturas diferentes e comparar temas, técnicas e objetivos. Discussão em sala de aula.
Módulo 4: Relações evolutivas do pensamento humano: a cultura, a ciência e a tecnologia
Objetivo: Compreender como o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico influencia e é influenciado pela produção artística ao longo da história.
Aula 01 – Revolução Industrial e suas consequências: Arts and Crafts, Art Nouveau, Art Déco.
Aula 02 – Pré-História: Arte das cavernas – surgimento das casas e organização de interiores.
Aula 03 – Idade Média: Românico e Gótico, a Arte Bizantina.
Aula 04 – Debate: Em grupo sobre temas amplos como a função social da arte, o papel do artista como ativista e a representação de identidade em diferentes períodos.
Módulo 5: Abstração e Emoção – Expressionismo Abstrato e o Barroco
Objetivo: Comparar os elementos emocionais e estéticos entre o expressionismo abstrato e o Barroco.
Aula 01 – O drama e a intensidade do Barroco: Caravaggio, Bernini e as emoções na arte sacra.
Aula 02 – Jackson Pollock e a abstração emocional: o caos ordenado no expressionismo abstrato.
Aula 03 – Discussão: Como o uso da luz, cor e composição impactam emocionalmente o espectador em ambas as épocas?
Módulo 6 – Relações entre movimentos artísticos, personagens e obras
Objetivo: Aprofundar o entendimento das interconexões entre os movimentos artísticos, as figuras que os compõem e as obras que os representam.
Aula 01 – Pós-impressionismo, Expressionismo e Fauvismo.
Aula 02 – Romantismo x Expressionismo x Minimalismo.
Aula 03 – Século XX e as Vanguardas: Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo, Futurismo.
Aula 04 – Realismo e Hiper-realismo.
Aula 05 – Jogo de Conexões Artísticas: Em equipes, os alunos fazem conexões entre obras de arte de diferentes períodos e justificam suas escolhas.
Módulo 7: A Natureza e o Humano – Impressionismo e Arte Indígena
Objetivo: Refletir sobre a relação da natureza e do ser humano em diferentes manifestações artísticas.
Aula 01 – O Impressionismo francês e a captura dos elementos naturais. A visão espiritual da natureza nas artes indígenas das Américas e da Oceania.
Aula 02 – Painel de Discussão: Analisar como diferentes culturas percebem e representam a natureza em sua relação com o ser humano.